Bancos e instituições financeiras usam o score de crédito como uma ferramenta para avaliar o perfil de consumidores e conceder futuros empréstimos ou financiamentos. O número, que varia entre 0 e 1.000, reflete o histórico de pagamentos.
Quanto maior o score, mais elevada se torna a chance de aprovação de crédito com melhores condições de juros e prazos. No entanto, muitos consumidores ainda encontram dificuldades para aumentar o seu índice. Confira 4 dicas que podem contribuir nisso.
Ser pontual no pagamento de contas é um dos fatores mais relevantes para o cálculo do score. Atrasos frequentes, mesmo em contas menores, afetam negativamente a pontuação. Uma dica é pagar todas as faturas assim que o salário entrar.
Está com dívidas em aberto ou pagamento atrasado? Regularize! Renegociar débitos pendentes é um passo importante para a recuperação da pontuação. Isso pode ser feito com o credor através de iniciativas como o Feirão de Renegociação do SPC Brasil.
Manter os dados atualizados nas instituições financeiras oferece condições para uma avaliação mais precisa do perfil. Um recurso importante é o Cadastro Positivo, banco de dados que registra o histórico de pagamentos do consumidor.
Realizar muitas solicitações de crédito num curto período pode sinalizar risco para as instituições financeiras. A solicitação de crédito precisa ocorrer de forma responsável, apenas quando necessário, do contrário, o consumidor vai acumular dívidas.