Está difícil conseguir o primeiro emprego? Esses 3 fatores sobre o mercado de trabalho podem ser a causa

Primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é um desafio. Com a queda dos “nem-nem” – grupo que não estuda e nem trabalha -, os jovens entraram com tudo no mercado de trabalho, mas muitos encontram uma recepção fria.

Taxa de desemprego

Conforme a Agência Brasil, no Brasil, a taxa de desemprego entre os jovens é de 14,3%, enquanto a taxa de informalidade é alta, com 44%, de acordo com levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Dilema diário

Os jovens enfrentam um dilema: as vagas pedem experiência, mas se ninguém os dá uma chance, como vão aprender? Essa é uma pergunta sem resposta, e com grandes consequências para os recém-formados, que se sentem desamparados com a falta de oportunidade.

Leia mais

Como os recém formados se sentem?

56% dos recém-formados se sentem pessimistas em relação ao início de suas carreiras, afirma pesquisa da plataforma de empregos Handshake.

3 motivos para o mercado de trabalho estar dessa forma

1. Falta de rotatividade: menos pessoas trocam de trabalho, então menos vagas são abertas; 2. Economia abalada; 3. IA: a inteligência artificial está assumindo funções, antes destinadas a funcionários iniciantes em treinamento.

Ter o primeiro emprego é uma missão impossível?

Conseguir o primeiro emprego é difícil, mas não impossível. Diversifique suas plataformas de busca e entre em contato com amigos e professores, atrás de indicações de trabalho.

Leia mais

Confira 5 sites gratuitos para buscar uma vaga ainda hoje

Com o aumento do desemprego e a busca crescente por fontes de renda, muitas pessoas estão recorrendo à internet para encontrar uma oportunidade de trabalho. Confira na matéria do E-Investidor 5 sites que podem te ajudar.

Clique aqui