Contas de luz, água, internet e faturas de cartões de crédito... Com tantos boletos, é comum que uma dívida fique de lado na hora do pagamento.
Mas a falta de controle e planejamento financeiro pode fazer com que você tenha seu nome negativado. Caso você tenha dívidas atrasadas, confira algumas dicas para evitar que seu nome fique sujo.
O primeiro passo para uma vida financeira organizada é saber quanto você recebe e onde você gasta. Quais sua renda mensal? Desse valor, quanto é destinado para despesas fixas e variáveis? Saber para onde seu dinheiro está indo irá te ajudar a cortar gastos desnecessários.
Das suas despesas, quais podem ser reduzidas ou eliminadas? Pequenas economias no dia a dia, como evitar o aplicativo de corrida na hora pressa, refeições fora de casa ou várias assinaturas de streaming podem gerar um dinheiro extra no final do mês.
Em momentos de aperto, o cartão de crédito ou um empréstimo pode parecer a solução imediata para fazer aquela compra desejada. Mas antes de assumir uma nova dívida, avalie se ela é realmente necessária e se você tem condições de quitar. Lembre-se de priorizar a economia.
Priorize dívidas que possuem maior incidência de juros.
Verificar a situação do seu CPF regularmente ajuda a acompanhar possíveis pendências. Isso é essencial para saber se existem dívidas em aberto que podem se tornar negativadas. Assim, você pode agir rapidamente para negociar qualquer débito.