Um boleto atrasado, uma fatura que ainda não foi paga e novas contas que estão chegando. É assim que as dívidas começam a se acumular e virar uma bola de neve, acompanhadas do desespero.
Mas calma! Mesmo que sua renda não seja alta, tendo organização financeira e foco, é possível quitar as suas dívidas. Confira 5 estratégias de como fazer isso:
Analise suas dívidas e seja realista com a sua situação. Liste todos os boletos que você tem e quais são aqueles que consegue pagar primeiro. Se sua dívida estiver negativada, verifique o valor atual dela.
Se você não consegue pagar todas as suas dívidas de uma vez, um bom caminho é a negociação. Entre em contato com os credores e veja as condições de pagamento disponíveis e que cabem no seu bolso e orçamento mensal.
Além de evitar que seu nome seja negativado, a negociação permite que você pague as dívidas aos poucos e evita que os juros cresçam.
Sabe aquela dívida com juros e multas altos? Ela deve ir para o topo da lista. Isso porque com os juros correndo ao longo dos meses, essa dívida pode ficar superior às outras.
Pagar dívidas envolve corte de alguns gastos. Faça uma lista do seu orçamento mensal, incluindo despesas e desejos, e analise o que pode ser cortado para economizar o dinheiro e destiná-lo ao pagamento de suas dívidas.
Monte um plano de pagamento com prazos e valores. Da sua renda, defina, por exemplo, quanto você gastará com suas despesas e quanto irá para suas dívidas. Uma dica? Defina um valor que pode ser gastado na semana e seja fiel a isso.