Dividendos: quais são as empresas que mais dividem lucros com acionistas?
Para os investidores iniciantes, há duas formas básicas de ganhar dinheiro investindo em ações na bolsa de valores: a valorização da ação em si ou através de dividendos, quando as empresas repartem os lucros com seus acionistas.
Normalmente as ações que mais se valorizam são startups ou empresas promissoras em um mercado em ascensão. É assim que papéis de Amazon, Nvidia ou Microsoft vão subindo de preço.
Já os dividendos normalmente vêm de empresas de setores mais maduros, que não exigem muito reinvestimento de lucros ou de elevado capital para continuar crescendo. Mas quais segmentos são mais promissores?
Muitos profissionais do mercado como Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física do Brasil, gostam de investir em ações do acrônimo BEST – bancos, energia, seguros, saneamento, telecomunicações.
Outros setores que estão entre os favoritos do mercado financeiro são grandes estatais que possuem posição dominante de mercado, como a petrolífera Petrobras e a mineradora Vale.
As companhias anunciam periodicamente o pagamento de proventos aos seus sócios, que podem ou não reinvestir estes recursos para comprar mais ações e assim, no médio e longo prazos, garantir uma razoável renda extra.