Dólar a R$ 5: quais são os melhores investimentos para aproveitar a alta do câmbio?

Todo investidor deve focar não só na rentabilidade de sua carteira, mas também em uma boa diversificação de seus ativos.

A palavra de ordem é não colocar todos os ovos na mesma cesta, mirando bons retornos, mas não concentrando riscos potenciais em um só lugar.

Uma opção clássica de diversificação é investir em ativos dolarizados, acompanhando a força da moeda norte-americana ao mesmo tempo que se mantém uma proteção contra altas cambiais.

Isso é especialmente essencial para quem projeta futuras despesas em dólar, como viagens, intercâmbios ou compra de ativos no exterior.

Porém, um pouco além de comprar dólar em espécie, há diversas formas de dolarizar sua carteira, algumas delas com retornos bem atraentes.

Investir em títulos de renda fixa em dólar é um primeiro passo. Apesar de juros menores, são seguros e protegem o investidor da flutuação cambial.

Fundos cambiais são simples e atraentes, mas exigem atenção sobre taxas de administração. Entre os campeões de 2023 estão o BV Alocação USD Short (+18,7%) e o Trend Short Dólar (+18,5%).

ETFs (fundos de investimento que seguem o desempenho de índices) como o Trend Nasdaq, tem retorno de 31,5% no acumulado de 2023, surfando na alta das ações ligadas a tecnologia e IA.

Já índices como o BDRx (que acompanha BDRs, alta de 20,2%) e iShares S&P 500 (+8,5%) são outros parâmetros de retornos interessantes no ano.