Dólar vai disparar com a vitória de Trump nos EUA?
Donald Trump retornará à Casa Branca em 2025 após vencer as eleições presidenciais contra a candidata democrata Kamala Harris. Mas, como ficará o dólar frente ao Real?
Essa é uma das maiores preocupações dos brasileiros frente às recentes altas e nervosismo do mercado financeiro frente às propostas do Republicano.
Uma coisa é certa: frente à ameaça chinesa e à titubeante economia doméstica, Trump pretende manter um dólar forte. E as primeiras reações do mercado após os resultados corroboram isso, com alta das ações de bancos, bitcoin e do câmbio.
Suas tendências protecionistas tenderiam a alimentar a inflação, sem os insumos e produtos baratos da China. Com isso, os juros locais podem voltar a subir e, com isso, manter os investidores longe de mercados emergentes como o Brasil.
Com menos dinheiro estrangeiro vindo para cá, pelo menos em teoria fica difícil imaginar que, no mínimo, o dólar venha a ficar mais barato no curto prazo. E a cotação do dólar pós-pleito mostra essa apreensão com o câmbio disparando a R$ 6.
Porém, é bom lembrar que Trump pretende cortar os gastos públicos, com a meta de diminuir a dívida norte-americana em US$ 2 trilhões, o que poderia ter um efeito positivo para os juros.
Mas, no final, o que o mercado espera de uma nova administração de Donald Trump? Por que investidores estão dolarizando parte de suas carteiras? Confira as reações na matéria do E-Investidor.