O Duolingo, aplicativo de ensino de idiomas mais baixado do mundo, com mais de 500 milhões de usuários, causou alvoroço nas redes sociais ao anunciar a "morte" de seu mascote, a coruja Duo. A ação de marketing inusitada, que incluiu uma "nota de falecimento" e posts irônicos nas redes sociais, gerou grande repercussão.
A coruja verde Duo se tornou um ícone do Duolingo e um meme popular nas redes sociais. Seu jeito brincalhão e as notificações persistentes para que os usuários não abandonem seus estudos de idiomas conquistaram a simpatia do público. O Duolingo aproveitou essa popularidade para criar uma campanha de marketing inusitada.
Nesta terça-feira (11), o Duolingo publicou uma "nota de falecimento" de Duo em suas redes sociais, anunciando a "morte" do mascote. A notícia pegou os usuários de surpresa e gerou uma onda de reações e comentários nas redes sociais.
A "morte" de Duo faz parte de uma estratégia de marketing viral, que visa gerar buzz nas redes sociais e atrair a atenção para o Duolingo. A ação inusitada e o tom bem-humorado da campanha conquistaram o público e a mídia, resultando em uma grande exposição para a marca.
A campanha também aproveitou a semelhança do nome do mascote, Duo, com o nome da cantora Dua Lipa. O Duolingo fez posts nas redes sociais "lamentando a perda da esposa de Duo", Dua Lipa, gerando ainda mais engajamento e comentários bem-humorados do público.
Apesar de inusitada, as ações do Duolingo registraram alta de 3,16% até o momento de publicação desse conteúdo. Comparado ao mês passado, o Duolingo sofreu uma valorização de 23,62%.
A campanha da "morte" de Duo também foi usada para promover o Duolingo Max, o plano de assinatura premium do aplicativo. O Duolingo pediu aos usuários que fizessem uma "contribuição em memória a Duo" e se inscrevessem no Duolingo Max, aproveitando o momento para impulsionar as vendas.
O Duolingo não revelou qual será o destino de Duo após a campanha. É possível que a coruja "ressuscite" em uma nova ação de marketing ou que seja substituída por um novo mascote.