Duolingo “morreu” mas ações da empresa vivem momento de alta; entenda o caso

Morreu agorinha

O Duolingo, aplicativo de ensino de idiomas mais baixado do mundo, com mais de 500 milhões de usuários, causou alvoroço nas redes sociais ao anunciar a "morte" de seu mascote, a coruja Duo. A ação de marketing inusitada, que incluiu uma "nota de falecimento" e posts irônicos nas redes sociais, gerou grande repercussão.

Duo: de mascote a meme

A coruja verde Duo se tornou um ícone do Duolingo e um meme popular nas redes sociais. Seu jeito brincalhão e as notificações persistentes para que os usuários não abandonem seus estudos de idiomas conquistaram a simpatia do público. O Duolingo aproveitou essa popularidade para criar uma campanha de marketing inusitada.

A "morte" de Duo

Nesta terça-feira (11), o Duolingo publicou uma "nota de falecimento" de Duo em suas redes sociais, anunciando a "morte" do mascote. A notícia pegou os usuários de surpresa e gerou uma onda de reações e comentários nas redes sociais.

Estratégia

A "morte" de Duo faz parte de uma estratégia de marketing viral, que visa gerar buzz nas redes sociais e atrair a atenção para o Duolingo. A ação inusitada e o tom bem-humorado da campanha conquistaram o público e a mídia, resultando em uma grande exposição para a marca.

#DuoLipa

A campanha também aproveitou a semelhança do nome do mascote, Duo, com o nome da cantora Dua Lipa. O Duolingo fez posts nas redes sociais "lamentando a perda da esposa de Duo", Dua Lipa, gerando ainda mais engajamento e comentários bem-humorados do público.

Valorização

Apesar de inusitada, as ações do Duolingo registraram alta de 3,16% até o momento de publicação desse conteúdo. Comparado ao mês passado, o Duolingo sofreu uma valorização de 23,62%.

Premium

A campanha da "morte" de Duo também foi usada para promover o Duolingo Max, o plano de assinatura premium do aplicativo. O Duolingo pediu aos usuários que fizessem uma "contribuição em memória a Duo" e se inscrevessem no Duolingo Max, aproveitando o momento para impulsionar as vendas.

Qual o futuro?

O Duolingo não revelou qual será o destino de Duo após a campanha. É possível que a coruja "ressuscite" em uma nova ação de marketing ou que seja substituída por um novo mascote.

Por que Warren Buffett está investindo em uma empresa que dá prejuízo?

ENTENDA OS MOTIVOS