Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem redobrar a atenção quanto aos prazos para movimentar os valores depositados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A recomendação do órgão é que o saque ou qualquer movimentação financeira ocorra em até 60 dias após o depósito na conta bancária. Caso contrário, o valor é automaticamente devolvido ao INSS e o pagamento é suspenso.
De acordo com o instituto, a medida tem como objetivo reforçar a segurança e evitar fraudes, como saques indevidos em nome de beneficiários que já faleceram.
Se o valor do BPC foi bloqueado por falta de movimentação, o beneficiário pode solicitar a liberação de forma digital, por meio da plataforma Meu INSS, ou pelo telefone.
Acesse o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo; Faça login com a conta Gov.br; No menu de serviços, procure por “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”; Preencha os dados solicitados e envie o pedido.
O cronograma de pagamentos do BPC referente ao mês de abril se inicia no dia 24 e se estenderá por dez dias úteis. A data de liberação varia conforme o número final do benefício.