Ainda que iniciativas como festas corporativas ou pacotes generosos de férias sejam bem-vindas, elas não figuram entre os principais motivos que fazem alguém se sentir valorizado no ambiente de trabalho e ser um líder.
Segundo a CNBC, o fator que mais impacta positivamente o desempenho de uma equipe pode parecer simples, mas é profundamente eficaz: um líder que sabe puxar conversa.
De acordo com o pesquisador Zach Mercurio, especialista em liderança e ambientes profissionais, não se trata de conversas superficiais para quebrar o gelo, mas de interações autênticas, que geram conexões reais. Confira quatro habilidades que lhe torna um lider melhor:
Trocas em que alguém os escutava de verdade, demonstrava interesse e os fazia se sentir necessários. Exemplos práticos incluem perguntas como: “Está tudo bem por aí essa semana? Posso ajudar com algo?”
Com o avanço do trabalho remoto, muitas interações se tornaram frias e burocráticas. Mensagens no Slack ou e-mails substituíram conversas presenciais, o que pode agravar a sensação de isolamento.
Para fugir da superficialidade, o especialista recomenda fazer perguntas abertas e curiosas. Em vez de “Como foi seu fim de semana?”, tente: “O que foi mais interessante para você na reunião da equipe?”
Para líderes, a dica é clara: aproveite cada pequeno momento para demonstrar interesse genuíno pela equipe. Mercurio recomenda até mesmo anotar as interações da semana, refletindo sobre quanto tempo foi dedicado às tarefas e quanto foi destinado às pessoas.