O funcionário público federal começará a receber, a partir de maio, um reajuste de 9% nos salários. A medida foi confirmada pelo Governo Federal após a sanção do Orçamento da União para 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A recomposição dos vencimentos contemplará tanto os servidores em atividade quanto aposentados e pensionistas, abrangendo os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Como o orçamento foi aprovado com atraso – apenas em março deste ano, embora estivesse previsto para dezembro de 2024 – o governo também efetuará o pagamento dos valores retroativos referentes aos meses anteriores.
Segundo nota oficial divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a remuneração atualizada, incluindo os retroativos, será depositada no dia 2 de maio.
A medida provisória nº 1286/2024, que estabelece as bases legais para o reajuste, permanece em vigor, garantindo a execução da nova folha salarial.
Desde a aprovação do orçamento pelo Congresso, a equipe técnica do governo federal vem trabalhando na atualização dos sistemas e na preparação das folhas de pagamento para assegurar que os novos salários estejam disponíveis dentro do prazo estabelecido.