O PIS/Pasep é essencial para diversos benefícios trabalhistas e previdenciários, como o FGTS e o seguro-desemprego.
O abono salarial é destinado a trabalhadores do setor privado que receberam até dois salários mínimos mensais e tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base.
Antes, a consulta exigia deslocamento até agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, mas agora, tudo pode ser feito digitalmente, com poucos cliques.
1. Acesse o portal Meu INSS; 2. No menu principal, selecione a opção “Meu Cadastro”; 3. Os seus dados cadastrais serão exibidos, incluindo o número do PIS/Pasep.
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos recebem o Pasep pelo Banco do Brasil. A liberação dos valores segue um calendário oficial, que costuma ser divulgado pelo governo no início do ano.
Funcionários do setor privado recebem pela Caixa, enquanto servidores públicos acessam o PASEP pelo Banco do Brasil. As opções de saque incluem crédito automático em contas dos bancos responsáveis, retirada via aplicativo Caixa Tem, ou transferência para contas de outros bancos.