Com o preço dos combustíveis em alta desde 2021, motoristas têm buscado soluções para reduzir os gastos com transporte. Uma alternativa que está ganhando espaço é a carona.
A ideia é simples: um carro ocupado por mais de uma pessoa é um veículo a menos nas ruas. Para os passageiros, representa uma economia em relação ao transporte público ou individual, além de ser uma maneira de prejudicar menos o meio ambiente.
A prática une economia, socialização e sustentabilidade. Além disso, ajuda a contribuir para a redução do trânsito e das emissões de gases poluentes. Confira 5 benefícios listados pela Mobilidade, do Estadão, em dar e receber carona:
Dividir os gastos com combustível e manutenção do carro é uma das maiores vantagens. Em vez de arcar sozinho com todos os custos, o motorista pode contar com a ajuda dos passageiros.
Cada carro a menos nas ruas é um alívio para o trânsito. Uma cidade com metade do número de veículos teria mais qualidade de vida e menos poluição.
Oferecer ou pedir carona é uma maneira de conhecer pessoas e fortalecer relações, seja com colegas de trabalho ou com vizinhos.
Pesquisas mostram que motoristas que oferecem carona usam menos o celular enquanto dirigem e respeitam mais os limites de velocidade, reduzindo o risco de acidentes.
Utilizar o carro com sua capacidade máxima é uma forma de reduzir a pegada de carbono e contribuir para um futuro mais verde.