O varejo é um dos setores mais impactados pelos juros por conta da dificuldade da população de ter acesso a bens de maior valor, o que impacta no volume de compras de produtos domésticos da linha branca e eletrônicos.
Com isso, as ações das empresas do setor varejista sofrem quedas, principalmente por conta das altas taxas de juros praticadas no País – atualmente em 12,25% ao ano – e do baixo poder de compra da população.
Para os quatro analistas consultados pelo E-Investidor, a resposta para a pergunta acima é não. Por mais que algumas das ações tenham conhecido suas mínimas históricas no decorrer do ano, ainda há espaço para desvalorizações.
Os analistas já deixaram claro que as ações do varejo estão bem descontadas, mas que ainda há espaço para cair. No entanto, isso pode indicar uma oportunidade de investimento.
Lucca Ramos, sócio da One Investimentos, pontua que é possível comprar ações do varejo, mas que é necessário olhar a qualidade da companhia.
“Para o investidor que tem foco no longo prazo, sim, pode ser uma boa oportunidade. Muitas empresas caíram bem, mas temos que ficar atento à qualidade das empresas que estamos comprando”, explica.