Com o aumento das tarifas de energia, a conta de luz tem sido uma preocupação crescente nas finanças das famílias brasileiras. Com os preços elevados muitas pessoas procuram maneiras de economizar.
O consumo de energia no modo stand-by – quando os aparelhos ficam apenas em espera – é mais significativo do que parece. Apesar de parecer um gasto pequeno individualmente, a soma pode representar uma parcela específica da conta de luz no fim do mês.
De acordo com estudos, aparelhos conectados à tomada podem consumir, juntos, o equivalente a até 12% do consumo total de uma residência.
Um exemplo comum é o carregador de celular, que consome cerca de 0,26W quando está conectado e pode chegar a até 5W se conectado a um celular já carregado.
A solução é simples e eficiente: desconecte os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.
Carregadores de celular, televisão e o decodificador de TV a cabo, notebooks e computadores, aparelhos de som e micro-ondas.
Para identificar quais dispositivos estão consumindo energia, basta observar se há luzes acesas no aparelho, geralmente vermelhas ou verdes. Isso indica que ele não está no modo de espera e consumindo eletricidade.
Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês. Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz.