Um dos maiores problemas contábeis no Brasil é a sonegação fiscal. Para evitar essa evasão de impostos, muitos estados premiam os contribuintes que exigem nota fiscal em suas compras usando seu CPF.
O sistema é simples: as Receitas estaduais incentivam os contribuintes a pedir a nota fiscal para evitar a evasão de impostos como ISS e ICMS, oferecendo como contrapartida prêmios e créditos em dinheiro.
São várias as vantagens para quem pede a nota fiscal: resgate de créditos, descontos em impostos como IPVA e IPTU, participação de sorteios de prêmios e até descontos em shows e em estabelecimentos conveniados.
São 17 os estados que oferecem esse tipo de programa: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, DF, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Paraná e Rio de Janeiro.
Tem mais: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e São Paulo, com sua Nota Fiscal Paulista. Cidadãos de estados sem programas deste tipo podem ser beneficiados por alguns sistemas municipais com desconto do IPTU.
Para conferir e resgatar seus créditos (que podem até ser transferidos para sua conta bancária), acesse os sites das secretarias da Fazenda (Sefaz) ou específicos de seu estado, como o Nota Carioca e a Nota Paraná.