O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
Mas, você sabia que muitos aparelhos continuam consumindo energia mesmo desligados? Esse “consumo fantasma” pode representar até 10% da sua conta, segundo especialistas.
Equipamentos eletrônicos muitas vezes permanecem em um estado de prontidão, consumindo eletricidade para manter funções como luzes indicativas, visores digitais e sensores.
Entre todos os eletrodomésticos que ficam em stand-by, há um que se destaca como o maior vilão da sua fatura: a televisão.
A maioria das televisões modernas possui sensores para controle remoto, funções de atualização automática e até modos de economia de energia que, paradoxalmente, consomem eletricidade.
Além disso, televisões smart, mais comuns atualmente, ficam conectadas à internet mesmo quando estão desligadas, o que também contribui para o aumento do consumo de energia.
Com uma pequena mudança de hábito, como tirar equipamentos que tem modo standy-by da tomada, após o uso, é possível diminuir esse desperdício.
Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês. Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz.