Gastar impulsivamente pode ocorrer por diversos fatores, como a ansiedade patológica ou um transtorno relacionado às compras compulsivas chamado oniomania. No entanto, um estudo encontrou um motivo inusitado que pode estar por trás desse comportamento que envolve o gasto de dinheiro: beber café.
Conforme os pesquisadores, isso está relacionado à cafeína, considerada um estimulante psicoativo.
O artigo destacou que 85% dos americanos consomem, pelo menos, uma bebida com cafeína todos os dias. Nesse sentido, o café é uma das principais fontes na América do Norte e na América Latina. Mas vale citar que a substância também é encontrada em alguns tipos de chás e refrigerantes.
Após uma série de experimentos conduzidos tanto em laboratório quanto em lojas de varejo de diferentes países, os pesquisadores observaram que beber algo com cafeína antes das compras é capaz de aumentar a impulsividade de adquirir mais itens e, consequentemente, ter maiores gastos.
Para chegar no resultado, o estudo também comparou o comportamento de pessoas que consumiram bebidas sem cafeína.
Em quantidades adequadas para o organismo, um café é uma boa pedida em determinados momentos do dia. No entanto, se você irá realizar compras, a dica é evitar consumir qualquer bebida com cafeína.
Por isso, vale degustar seu café ou qualquer outra bebida cafeinada depois de adquirir algo, como um dos meios de evitar a perda de dinheiro.