A cada mês, a conta de luz chega como um lembrete do impacto do consumo diário de energia no orçamento familiar.
Apesar de parecer uma prática inofensiva e até conveniente, colocar alimentos quentes na geladeira pode gerar consequências prejudiciais tanto para sua conta de luz quanto para o próprio funcionamento do eletrodoméstico.
Quando alimentos ainda quentes são armazenados no refrigerador, a temperatura interna da geladeira tende a aumentar, forçando o motor a operar em ritmo acelerado para reestabelecer o nível ideal de refrigeração.
De acordo com o portal argentino TN, esse esforço extra não apenas eleva o consumo de energia, mas também pode reduzir a vida útil do equipamento.
Além disso, comidas quentes soltam vapor, o que eleva a umidade no interior da geladeira. Essa condição pode prejudicar os alimentos armazenados próximos, além de contribuir para o surgimento de mofo nas paredes do aparelho.
Para evitar esses problemas, certifique-se de que os alimentos estejam em temperatura ambiente, sem liberar vapor, antes de colocá-los na geladeira. Se necessário, coloque as comidas em um recipiente maior com água fria ou gelada para acelerar o resfriamento.
Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês. Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz.