Este problema de saúde pode estar comprometendo o seu orçamento

Orçamento

O orçamento do mês é um tópico importante na vida financeira de uma pessoa. Isso porque esse plano ajuda com as despesas mensais e diárias, além de indicar se uma determinada quantia pode ser usada em um investimento.

Problema de saúde

No entanto, algo que pode prejudicar esse planejamento é a ansiedade patológica. Esse quadro de saúde é um problema que chama a atenção das autoridades de saúde ao redor do mundo.

O que acontece?

Para algumas pessoas, a ansiedade é capaz de aumentar as compras por impulso, por exemplo. Com isso, o orçamento pode ficar cada vez mais apertado. Em alguns casos, os consumidores acabam enfrentando um grande desequilíbrio financeiro, com o surgimento de dívidas difíceis de serem quitadas – o que pode agravar o estado de saúde mental.

Matéria completa

O que as pesquisas mostram

Conforme uma pesquisa do Índice Contínuo de Avaliação da Saúde Mental (ICASM), do Instituto Cactus, 81% dos brasileiros entrevistados relataram se preocupar com a própria situação financeira.

Pesquisa do Serasa

Ainda, o levantamento Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, do Instituto Opinion Box, em parceria com a Serasa, apontou que 83% dos endividados possuem dificuldades para dormir, por conta da situação.

Crises e dívidas

Além disso, foi constatado que 61% dos entrevistados viveram ou vivem a sensação de “crise e ansiedade” ao pensar nas dívidas.

Importante

Vale citar que o endividamento pode ocorrer por outros fatores – além da ansiedade que impulsiona compras sem muitas necessidades. Ainda, caso a pessoa esteja passando por sintomas de ansiedade, é importante consultar um profissional da área de saúde, que orientará o tratamento para cada paciente.

Procure ajuda

Para quem está enfrentando ansiedade e gastos excessivos, é importante buscar a ajuda de um psicólogo. A procura por ajuda médica também é um passo importante para a saúde mental e a reorganização da vida financeira de quem sofre com compras em excesso.

Matéria completa