Moradores do estado de São Paulo que são atendidos pela Sabesp agora podem pagar bem menos na conta de água e esgoto com programa do governo Tarifa Social Paulista.
O programa foi criado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade com descontos de até 78%. A iniciativa tem regras específicas para diferentes perfis de renda.
Segundo o E-Investidor, a faixa com maior benefício é chamada de Vulnerável e atende pessoas com renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa e que estejam registradas no CadÚnico. Esse grupo terá até 78% de desconto na conta mensal.
A segunda categoria do programa, chamada de Social I, é voltada para famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Nessa faixa, o desconto é de 72%.
Pessoas que estão desempregadas, desde que o último salário tenha sido de até três salários mínimos; Moradores de conjuntos habitacionais populares; E idoso ou deficiente que tenha mais de 65 anos e receba o BPC.
Para solicitar o desconto na conta de água, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).