Apesar da maioria das pessoas realizarem as suas transações bancárias por meio de aplicativos nos seus smartphones, muitas ainda têm o costume de sacar dinheiro no caixa eletrônico. Também há situações onde a única opção seja a retirada das notas no ambiente da própria instituição.
No entanto, é preciso ter muito cuidado se esse procedimento for feito após o encerramento do horário de funcionamento do banco. Ou seja, no período noturno.
Isso porque o uso do caixa eletrônico fora do funcionamento da agência bancária, principalmente à noite, pode ficar vulnerável a algumas situações complicadas. Confira três motivos para evitar o saque de dinheiro nesses períodos:
As recargas dos bancos costumam ser mais frequentes durante o seu horário de funcionamento. Isso significa que quando os saques são feitos fora desse período, há as chances da pessoa não conseguir realizar a sua transação devido à falta de notas. Além disso, caso isso aconteça, não haverá ninguém na agência bancária para recorrer.
Caso aconteça um problema como o citado acima ou outros tipos de falhas técnicas, não haverá um funcionário por ali para prestar uma assistência. Além da falta de notas, o caixa eletrônico pode travar ou, até mesmo, reter o cartão. Isso pode gerar muitas dores de cabeça e, até mesmo, a perda de dinheiro.
À noite, os caixas eletrônicos são mais suscetíveis a atividades criminosas, além da própria pessoa ter a sua integridade física em risco, devido às chances de roubos e assaltos. Outro problema é a possibilidade do uso de dispositivos conectados aos leitores de cartão, para que as informações do item sejam roubadas.
O governo federal anunciou que pretende extinguir o Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e criar um novo modelo de crédito consignado.