O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no Programa Farmácia Popular e, a partir de agora, todos os 41 itens disponibilizados pelo programa passam a ser entregues gratuitamente à população.
Antes, os pacientes pagavam coparticipação sobre os medicamentos. A lista inclui remédios para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepcionais, fraudas geriátricas e outros.
Para a obtenção de medicamentos e de fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa.
É preciso levar documento com foto e número do PF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.
Um representante legal pode retirar o medicamento com a receita médica dentro da validade, documento com foto e a procuração que o declare representante legal do paciente.
Além do documento com foto e CPF, é preciso apresentar o documento de autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.