FGC paga credores do Master e alerta para o prazo de ressarcimento; cuidado com os golpes

Por Isabela Ortiz

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) iniciou neste sábado (17) o pagamento das garantias a investidores com CDBs e outros produtos cobertos do Banco Master, Banco Master de Investimento e Letsbank.

O valor total do ressarcimento soma R$ 40,6 bilhões e deve alcançar cerca de 800 mil investidores, após a consolidação final da base de credores enviada pelo liquidante nomeado pelo Banco Central.

Desde as 9h30, pessoas físicas já podem solicitar os valores pelo aplicativo oficial do FGC, enquanto pessoas jurídicas devem realizar o procedimento exclusivamente pelo site da instituição.

Após a solicitação e a assinatura digital do termo, o pagamento é feito em até dois dias úteis, diretamente na conta do titular.

Segundo o FGC, não há fila ou ordem de prioridade no processo. Assim que a lista definitiva de credores é validada, todos os investidores aptos conseguem visualizar o valor a receber e dar sequência ao pedido, sem qualquer tipo de intermediação.

Mesmo com o alto volume de pagamentos, o FGC afirma manter liquidez robusta. Em novembro de 2025, o fundo contava com cerca de R$ 125 bilhões em reservas, consideradas suficientes para suportar cenários de estresse no sistema financeiro.

O FGC também alertou para tentativas de golpe envolvendo o processo de ressarcimento. A instituição reforça que não cobra taxas, não entra em contato por WhatsApp ou SMS e que todas as informações devem ser consultadas apenas pelos canais oficiais.

Leia mais