5 coisas que você precisa saber sobre sacar o FGTS

Quem tem direito ao saque?

O FGTS está disponível para trabalhadores com carteira assinada (regidos pela CLT), além de domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safristas, atletas profissionais e, em alguns casos, diretores não empregados. O saque pode ocorrer em situações como demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento do empregador ou do trabalhador, entre outras previstas em lei.

Como consultar o saldo e solicitar o saque?

Tudo pode ser feito pelo aplicativo FGTS, disponível para celular. Pelo aplicativo, é possível consultar o saldo, atualizar dados e até solicitar o saque de forma digital, sem precisar ir a uma agência da Caixa.

Como funciona o processo de saque digital?

Basta indicar uma conta bancária (da Caixa ou de outro banco) no aplicativo. Após enviar a documentação necessária, o valor é creditado em até 5 dias úteis, se estiver tudo certo com os dados e os critérios forem atendidos.

Quais documentos são necessários?

Você vai precisar de um documento oficial com foto, carteira de trabalho e o número do PIS/PASEP. Em caso de divergência de dados, pode ser necessário comparecer a uma agência da Caixa com comprovante de residência e documentos pessoais.

O serviço é gratuito e acessível

Não há custo para solicitar o saque do FGTS. O atendimento, quando necessário presencialmente, deve seguir os princípios de respeito, acessibilidade, cortesia e eficiência. Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos têm direito a atendimento prioritário.