O Bitcoin é uma criptomoeda, criada em 2009, por uma entidade ou grupo sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, identidade que permanece oculta desde seu lançamento. Desde então, a criptomoeda ganhou relevância, acumulando um valor de mercado que ultrapassa trilhões de dólares.
No entanto, em um documentário que acaba de ser lançado pela HBO, intitulado “Money Electric: The Bitcoin Mystery”, Cullen Hoback afirma ter finalmente revelado a identidade oculta do criador do Bitcoin.
Segundo a produção, o desenvolvedor da moeda foi o canadense Peter Todd, quem estaria por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto. A indicação pegou os entusiastas da criptomoeda de surpresa, já que ele não estava na lista de nomes mais cotados.
Vale citar que a revelação não convenceu a todos. Muitos membros da comunidade cripto expressam dúvidas e destacaram a necessidade de mais provas para tal afirmação.
Todd é um desenvolvedor de 39 anos, conhecido por ser um dos mais relevantes contribuidores para a evolução do bitcoin e seu blockchain e por afirmar: “Eu sou Satoshi”, como uma expressão de solidariedade com a oferta do criador por privacidade.