Você vai ao supermercado sem uma lista e é atraído por produtos descontos ou promoções. O que era para ter saído R$ 100, sai por R$ 150. Parece pouco, mas pode pesar ao fim do mês.
Você não pagou a fatura integral de seu cartão de crédito ou vive no cheque especial? Evite a todo custo perder dinheiro com os juros cobrados pelos bancos por estar no vermelho.
Em um mundo de streamings, assinaturas para ter frete grátis, clubes de desconto ou anuidades de cartões, tenha certeza que não deixou nada para trás e que está pagando mensalidades à toa.
Cheque constantemente seus planos de celular e internet. Você pode estar pagando muito mais caro por ter um pacote desatualizado.
Tem gente que não consegue perder uma Black Friday ou uma promoção relâmpago no site por ter a sensação de que está perdendo uma oportunidade. Depois, nunca mais usa o produto que comprou.
Estima-se que todo ano 100 Kg de alimentos por pessoa vão para o lixo por desperdício porque estragam em casa ou são descartados ao longo da cadeia. Quantas geleias você já deixou apodrecer na geladeira?
Mensalidade escolar, conta de água e luz, boleto de academia: não faltam exemplos de despesas recorrentes que oferecem descontos para quem paga em dia. Atrasos têm outra desvantagem: multas.
Estabelecer metas, cortar gastos não prioritários, economizar dinheiro: ter uma planilha de gastos ajuda a manter a disciplina financeira, evita desvios ou mesmo se endividar.