Fogão smart é mais econômico que fogão tradicional?

Fogão smart

Um fogão smart é equipado com conectividade e tecnologia que permite o controle remoto por aplicativos, sensores de temperatura, alerta de cozimento, temporizadores inteligentes e, em alguns casos, até integração com assistentes de voz.

Mas, afinal, o fogão smart é mais econômico?

A resposta é: depende. Embora os fogões inteligentes ofereçam maior controle de temperatura e funcionalidades automatizadas que podem contribuir para uma economia no uso de energia e gás, a redução no consumo não é tão expressiva.

Leia mais

Qual a economia do fogão smart?

A economia média de um fogão smart gira em torno de 10% a 15% em relação aos modelos tradicionais, percentual que pode variar de acordo com o tipo de combustível (elétrico ou gás), a frequência de uso e o hábito do usuário.

Diferentes modelos smart

No caso de fogões elétricos ou cooktops por indução, o controle de temperatura mais preciso ajuda a reduzir o desperdício de energia. Já os modelos a gás podem apresentar economia por meio do tempo de cozimento otimizado e do desligamento automático.

Comparação com outros eletrodomésticos smart

Embora a diferença não seja tão significativa quanto em outros eletrodomésticos, como geladeiras smart (com até 30% de economia), o fogão smart oferece ganhos indiretos, como maior segurança, precisão no preparo dos alimentos e praticidade no dia a dia.

Leia mais

Geladeira smart consome mais energia que a comum?

Diferente das geladeiras tradicionais, os modelos inteligentes são conectados à Internet e oferecem funções avançadas que podem ser controladas pelo celular ou por comandos de voz. Será que o modelo smart é mais econômico que o comum?

Clique aqui