Se perceber que foi roubado ou furtado, procure um policial ou um posto de segurança. Caso esteja em um bloco, os organizadores do evento podem fornecer apoio e direcioná-lo para o local adequado.
Entre em contato com pessoas próximas para avisar sobre a situação. Elas podem ajudar fornecendo dinheiro, um celular emprestado ou apoio logístico para resolver o problema.
Se seu celular for roubado, utilize outro dispositivo para acessar sua conta Google ou iCloud e bloqueá-lo remotamente. Além disso, entre em contato com seu banco e operadoras de cartão para bloquear transações e evitar fraudes.
O Boletim de Ocorrência pode ser feito online, dependendo do estado, ou presencialmente em uma delegacia. Tenha em mãos seus dados, o local e horário do ocorrido, descrição dos itens roubados e o número IMEI do celular, se disponível.
Se documentos e cartões também forem levados durante o Carnaval, comunique imediatamente aos bancos e operadoras de cartão para bloqueá-los. O BO pode servir como prova em caso de fraudes futuras.
O roubo do aparelho celular sempre vem acompanhado do temor de mais prejuízos pela frente por meio da invasão de contas bancárias e transações via Pix. Confira algumas dicas de como se proteger.