Recentemente uma megaoperação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A investigação aponta que mais de R$ 6,3 bilhões podem ter sido desviados entre 2019 e 2024, por meio de descontos indevidos nas aposentadorias e pensões de milhares de brasileiros.
O golpe envolvia associações que cobravam mensalidades supostamente para oferecer benefícios como planos de saúde e assistência jurídica, mas, na prática, muitos aposentados nunca autorizaram essas cobranças e nem receberam qualquer serviço.
Diante das evidências o INSS decidiu suspender todos os descontos relacionados às mensalidades envolvidas na fraude. Paralelamente, o Governo Federal está elaborando um plano para devolver os valores descontados de forma fraudulenta entre 2019 e 2024.
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS; No menu principal, clique em “Extrato de benefício”; Escolha o número do benefício que você recebe; Verifique com atenção a lista de descontos informada no extrato.
Caso encontre cobranças suspeitas, é possível pedir a exclusão da mensalidade por meio do site Meu INSS. Além disso, é possível fazer esse pedido pelo telefone da Central 135 ou agendando atendimento presencial em uma agência do INSS.