O governo federal está próximo de lançar uma medida provisória que promete garantir o fornecimento gratuito de gás de cozinha para aproximadamente 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa faz parte do programa denominado Gás para Todos e está na reta final de elaboração. “Vamos anunciar, e tem que ser logo, que as pessoas mais humildes deste país vão parar de pagar o gás a R$ 140″, declarou o presidente Lula.
Segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME), o Gás para Todos busca não só aliviar o orçamento das famílias, mas também melhorar as condições ambientais e de saúde pública.
O novo programa será destinado a famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Bolsa Família e que possuam renda per capita de até meio salário mínimo, o equivalente a R$ 759.
Atualmente, o Gás para Todos está em fase de tramitação no Congresso Nacional, por meio do Projeto de Lei 3.335/2024. Enquanto aguarda avaliação pelos parlamentares, o Auxílio Gás segue em funcionamento nos moldes atuais.