Durante um evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a grande diferença entre o preço cobrado pela Petrobras e o valor final pago pelos consumidores, reforçando a necessidade de uma intervenção governamental para garantir o acesso ao Gás Liquefeito de Petróleo a preços mais justos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última quarta-feira (13) que o governo está finalizando um projeto que pretende distribuir gás de cozinha gratuitamente para aproximadamente 22 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o Governo Federal, a nova iniciativa, batizada de “Gás para Todos”, substituirá o atual Auxílio Gás, que hoje oferece um valor fixo de R$ 102 a cada dois meses para a compra do botijão.
O novo formato, que deve entrar em vigor a partir de abril deste ano, terá uma abordagem diferente: em vez de receberem um valor em dinheiro, os beneficiários adquirirão o gás diretamente em revendedoras credenciadas, sem custo.
A distribuição do gás gratuito será destinada às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Entretanto, vale ressaltar que o projeto do gás de cozinha ainda depende de aprovação no Congresso Nacional, por meio do Projeto de Lei 3.335/2024. Enquanto a tramitação ocorre, os beneficiários do Auxílio Gás continuarão recebendo o subsídio normalmente.