Gás mais caro? Veja como reduzir custos com refeições econômicas

Alta nos preços

Em meio à alta dos preços dos alimentos e ao encarecimento do gás de cozinha, muitas famílias buscam alternativas para equilibrar as contas sem comprometer a qualidade das refeições.

Estratégica para economizar

Uma das soluções que vêm ganhando força é o preparo de pratos que utilizam apenas uma panela, estratégia que contribui para a redução no consumo de gás e água. Confira dicas para economizar na cozinha:

Leia mais

1. Use panelas com tampa

Entre as práticas recomendadas está o uso de panelas com tampa, que ajudam a reter o calor e cozinhar os alimentos mais rapidamente, evitando desperdícios.

2. Evite abrir o forno repetidamente

Evitar abrir o forno repetidamente durante o preparo de receitas também contribui para manter a temperatura interna e reduzir o tempo de cozimento.

3. Cozinhe porções maiores de uma vez só

Outra sugestão é o preparo de porções maiores de comida em uma única vez, o que permite congelar parte das refeições para consumo futuro, otimizando o uso do gás e do tempo na cozinha.

4. Aposte em “refeições de uma panela”

As chamadas “refeições de uma panela”, consiste em comer na panela, esta prática também é vantajosa por reduzir a quantidade de utensílios sujos, o que significa menos água e detergente gastos na limpeza.

Leia mais

5. Invista em receitas simples e econômicas

Em tempos de orçamento apertado, adotar receitas simples e econômicas pode ser o primeiro passo para uma rotina mais sustentável e equilibrada financeiramente. Entre as opções que se encaixam nesse modelo estão o risoto e a canja de galinha.

Opções do mês