Para muitos, especialmente entre os que fazem parte da Geração X, o tempo passa sem que percebam o quanto negligenciaram o planejamento da aposentadoria, até que é tarde demais.
Aos olhos do mercado financeiro, os 40 e 50 anos representam um período estratégico para ajustes e decisões assertivas. Mesmo quem não começou a investir cedo pode recuperar terreno com ações bem direcionadas.
Muitos acreditam que será preciso manter o mesmo nível de renda na aposentadoria, mas isso nem sempre é verdade. Conheça três estratégias práticas para quem deseja se preparar melhor, mesmo começando mais tarde.
É essencial quitar dívidas caras antes de ampliar os investimentos para o futuro. Zerar os débitos podem equivaler a um retorno financeiro superior ao de muitos investimentos.
Embora muitos se sintam inseguros quanto aos valores guardados em contas de investimento, há um ativo frequentemente negligenciado: a casa própria. A valorização do imóvel pode permitir a venda ou o refinanciamento para aumentar a reserva financeira.
Se você já possui uma reserva de emergência e não está mais endividado, o próximo passo é direcionar mais recursos às contas com foco na aposentadoria.