Altamente digitalizados e vivendo a quebra de paradigmas com relação às relações sociais, consumo, trabalho, IA e finanças, eles serão os milionários do futuro. Mas, para chegar lá antes dos 30, precisam seguir dicas.
Ter uma ideia do dinheiro que entra e por onde ele está saindo é essencial. Só assim para identificar despesas exageradas e estancar a sangria.
Muitos jovens da geração z sabem que cada centavo conta para formar reservas financeiras e usá-las em objetivos maiores. Fazer o dinheiro sobrar a cada mês deve ser um hábito.
Muitos jovens são menos consumistas que seus pais e não ligam tanto para ofertas e promoções. Mas todo cuidado é pouco: sempre faça compras conscientemente.
Sonhe alto, mas tenha objetivos realizáveis (uma viagem ou um intercâmbio, por exemplo). Isso te ajudará a manter uma referência e ter disciplina com o dinheiro.
Use recursos como apps e planilhas financeiras para manter suas finanças e investimentos sob controle, encontrar descontos e organizar seu orçamento.
Pior que ganhar pouco é entrar em dívidas e juros impossíveis de pagar. Se não for absolutamente necessário, se não tem dinheiro, não compre.
Alguns dos maiores bilionários do mundo começaram a empreender e investir ainda muito jovens. Escolha sua profissão com paixão e, se necessário, busque orientação.