Golpes financeiros por celular: o que são e como não cair neles

Quem nunca recebeu uma mensagem pelo WhatsApp identificando-se como um conhecido, pedindo dinheiro? Ou uma ligação dizendo ser da central de seu cartão de crédito, pedindo nova senha?

Pois é, o volume de golpes financeiros via celular estão explodindo no Brasil e todo cuidado é pouco para proteger suas informações e seu dinheiro. Conheça algumas das fraudes mais comuns:

Golpe do 0800

Você recebe uma mensagem, informando uma transação suspeita, pedindo para ligar em uma central telefônica, onde confirmará seus dados para ‘validar’ sua conta. Tudo falso.

Golpe da Tarefa

Ganância pura: no começo, via mensagens, promete-se um dinheirinho em troca de likes e comentários. Depois, exige-se um depósito em dinheiro para continuar no esquema. Depois, você é excluído do grupo.

Phishing

É a captura de dados pessoais e senhas através de vírus, links falsos e sites maliciosos recebidos através de e-mails, mensagens de aplicativos e posts de mídias sociais.

Acesso Remoto

Um falso funcionário de banco, cooperativa ou financeira promete resolver um problema desde que o “cliente” instale um determinado aplicativo. Pronto, você acabou de dar ao criminoso acesso irrestrito ao seu celular.

Clonagem do WhatsApp

Seja duplicando a identidade de um contato conhecido ou falsificando perfil de empresa idônea, os golpistas tentar receber transferências bancárias ou dados sigilosos para um suposto recadastro.

Para não cair nesses golpes, sempre desconfie de mensagens não solicitadas, erros de português, links suspeitos, números não identificados. Em caso de dúvida, entre em contato com as vias oficiais de seu banco ou vá pessoalmente a uma agência.