Com o aumento de 6,8% nas vendas do comércio para o Dia das Mães em 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, também cresceu o número de golpes. Confira as três principais fraudes:
Sites de e-commerce clonados ou completamente falsos se multiplicam durante o período, oferecendo promoções irresistíveis. Após o pagamento, os produtos nunca são entregues.
Outra fraude recorrente envolve ligações em que supostos atendentes de bancos ou operadoras de cartão afirmam que houve uma compra suspeita.
Mensagens de texto com links falsos continuam sendo uma armadilha comum. Com temas como “resgate seus pontos” ou “compra aprovada, clique para cancelar”, os criminosos levam a vítima a páginas falsas que coletam dados pessoais e bancários.
Conforme a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a recomendação aos consumidores é ativar a autenticação em duas etapas em aplicativos financeiros, bloquear o celular em caso de perda ou roubo e nunca compartilhar senhas ou códigos de verificação.
Em caso de golpe, a orientação é acionar imediatamente o banco pelos canais oficiais, registrar boletim de ocorrência e informar a operadora de telefonia, se necessário.