Google 25 anos: quanto a companhia valorizou desde seu IPO?

Fundadores e primeiros investidores fizeram fortuna com companhia

Fundado há 25 anos, o Google foi de buscador revolucionário na internet a potência tecnológica e mina de ouro para seus investidores.

O Google suplantou ferramentas de busca como Yahoo! e Excite com uma plataforma simples, eficaz, ultra rápida e minimalista.

Ele estendeu este domínio para ferramentas sem as quais seria difícil imaginar o mundo atual: Gmail, Google Maps, Chrome, Android e serviços adquiridos como Waze e YouTube.

Com isso o Google redefiniu conceitos como nuvem e a publicidade (que migrou seus recursos da TV e mídia impressa para o digital).

Criada por Larry Page and Sergey Brin em 1998, ela contou com o financiamento de investidores anjo como David Cheriton, Ram Shriram, Andy Bechtolsheim (da Sun Microsystems) e Jeff Bezos.

Sim, é isso mesmo, o fundador da Amazon colocou um dinheirinho na companhia que hoje é um dos maiores concorrentes dos serviços oferecidos pela AWS.

Pior: Bezos não teria mais nenhuma participação na atual Alphabet há anos, o que potencialmente o teria transformado em um bilionário em duas frentes diferentes.

À época do IPO na Nasdaq em 2004, o Google tinha um valor de mercado de US$ 23 bilhões. Hoje é algo ao norte do US$ 1,7 trilhão, atrás apenas de Apple, Microsoft e Saudi Aramco.

As ações do Google (GOOGL) já sofreram dois desdobramentos: em 2014 (2 para 1) e 2022 (20 para 1).

A ascensão do Google transformou em bilionários parte dos primeiros colaboradores, incluindo o ex-CEO Eric Schmidt e os investidores Michael Moritz e John Doerr.

Em 2022 a consultoria Interbrand posicionou o Google como 4ª marca mais valiosa do mundo, à frente de Nike, Coca-Cola e McDonald’s e atrás de Microsoft, Amazon e Apple.