Guerra na Ucrânia, 1 ano: entenda os impactos econômicos da invasão pela Rússia
Vladimir Putin não dá sinais que conflito chegará ao fim em breve
Vladimir Putin não dá sinais que conflito chegará ao fim em breve
Diversas companhias e oligarcas ligados ao regime de Putin tiveram seus bens congelados ou mesmo apreendidos. Um dos alvos foi o então dono da equipe inglesa de futebol Chelsea FC, Roman Abramovich, que teve que vender o time da Premier League e outros ativos no exterior.
O Banco Central da Rússia teve cerca de US$ 400 bilhões de suas reservas no exterior congeladas. A medida foi acompanhada por outras restrições impostas pela União Europeia, Reino Unido, EUA, Japão, Coreia e Taiwan.
Diversos países europeus decidiram por limitar a importação de petróleo e gás da Rússia, duas commodities importantíssimas para a economia local. A restrição levou à escalada dos preços da energia elétrica e combustíveis, aumento de custos e inflação em vários países da região.
Dezenas de países proibiram o acesso de companhias aéreas e aeronaves russas ao seu espaço aéreo. Uma recíproca foi imposta quase que imediatamente, inviabilizando várias rotas comerciais de carga e passageiros devido à imensa extensão territorial russa.
Tanto Rússia como Ucrânia são dois dos maiores produtores mundiais do grão. Com estradas e ferrovias destruídas pela guerra, portos fechados e rotas comerciais com circulação limitada, houve um aumento nos custos dos alimentos globalmente, do pão europeu ao lamen no Japão.
O Brasil, então sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, manteve uma postura neutra e, por enquanto, sob novo governo, mantém o mesmo posicionamento diplomático.
Dados sobre a economia da Rússia são conflitantes. Entidades como FMI, Banco Mundial e OCDE apontam para uma contração do PIB entre 2,2% e 5,0% em 2022 e a perspectiva de um novo recuo para 2023.
A inflação, que chegou na casa dos 14% em 2022, deve arrefecer em 2023 (para cerca de 5%). Mesmo assim, os juros se mantém em 7,5%.
Além das questões econômicas e financeiras, a tragédia humana na Ucrânia já provocou milhares de mortos, feridos e desaparecidos nos dois lados da fronteira, a movimentação de milhões de refugiados para o Leste Europeu, cidades e infraestrutura destruídos e patrimônios históricos e culturais perdidos para sempre.