Habitação popular: o que são HIS e HMP e quem tem direito?
O déficit habitacional é um dos maiores problemas sociais da atualidade, com milhares de famílias brasileiras impossibilitadas de conquistar a casa própria.
Duas das iniciativas mais conhecidas para que mais pessoas de baixa renda venham a adquirir um imóvel são o HIS (habitação de interesse social) e o HMP (habitação de mercado popular).
O HIS possui duas faixas: (1) destinada a famílias com renda familiar mensal média máxima de 3 salários mínimos e (2) para quem recebe até 6 salários mínimos.
Já o HMP atende àqueles que recebem entre 6 e 10 salários mínimos. Esses imóveis são um pouco maiores, contando até com vaga de garagem e mais que um banheiro.
Enquanto que em muitos casos os HIS (principalmente 1) são projetos bancados pelo governo, os HIS 2 e HMP tendem a ser construídos e comercializados pela iniciativa privada através de financiamentos especiais e PPPs.
Os imóveis HIS e HMP normalmente ocupam áreas urbanas de interesse dos municípios, que já contam com serviços públicos com transporte de massa, escolas e unidades de saúde.
Os programas HIS e HMP variam bastante de acordo com os municípios e estados, mas o mais conhecido e maior de todos é o Minha Casa Minha Vida do governo federal.