O horário do uso dos aparelhos elétricos influencia na conta de luz?

Você já deve ter ouvido falar que há um horário de pico no consumo de energia, certo? E muita gente também se pergunta: é possível economizar com a conta de luz se não usar meus aparelhos nesse período?

A resposta é: depende. Sim, algumas distribuidoras de energia – grandes e pequenas, mas nem todas – oferecem tarifas diferenciadas conforme o horário de consumo, dentro e fora do pico. E isso pode ser bem atraente.

Horário de pico

Por questões geográficas, cada distribuidora de energia tem seu próprio período de sobrecarga na demanda. Durante os dias de semana, ele normalmente ficando entre 17h30 e 21h.

É neste horário que as pessoas retornam para casa, tomam banho, fazem o jantar e têm atividades de lazer. Enquanto isso, estão em pleno funcionamento luzes e aparelhos de escritórios, ruas, academias, condomínios e casas.

Contas inteligentes

Algumas companhias elétricas começaram então a oferecer tarifas mais baratas para quem usa aparelhos eletrodomésticos fora do horário de uso e também em faixas intermediárias de consumo (uma hora antes e depois do pico).

A chamada tarifa branca oferece bons descontos para quem tomar banho, passar ferro ou lavar roupa em horário de menos demanda, incluindo fins de semana. Algumas operadoras já trabalham nesse sistema, enquanto que outras exigem adesão do cliente.

Mas preste atenção. Dependendo da companhia, a adesão a este modelo tarifário pode ficar mais cara. Consulte então sua operadora e faça simulações para saber se vale a pena.