Empresas de tecnologia perdem US$ 1 trilhão. Isso é culpa da IA?
Tesla e Alphabet tiveram uma perda coletiva de US$ 1 trilhão com a queda de suas ações, com dúvidas dos investidores sobre lucros da IA e notícias que tomaram analistas de surpresa.
Do lado da Tesla, o comunicado de Elon Musk de que as fortes vendas recentes de carros elétricos comprometeram suas margens ajudaram os papéis da companhia recuarem 12% em um só dia.
Outra dúvida no ar é se há uma bolha das ações de companhias ligadas à inteligência artificial, que disparam ao longo dos últimos meses, mas por onde pairam dúvidas sobre seu preço.
Uma das principais questões é sobre quando os enormes investimentos em infraestrutura da computação em nuvem se traduzirão em lucros e, é claro, dividendos.
Parte desse sinal negativo veio das perdas bilionárias da OpenAI com o ChatGPT e a possibilidade de que a empresa esteja ficando sem fundos em 12 meses.
Para piorar, comentando sobre o atual cenário político dos EUA, ninguém menos que o bilionário Ray Dalio disse que pode até haver “alguma forma de guerra civil” em caso de vitória de Kamala Harris sobre Donald Trump.