O índice Bovespa (IBOV) foi criado em 1968, um ano após o surgimento da Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. Após fusões com outras instituições, deu origem à famosa B3: Brasil, Bolsa, Balcão.
É o principal e mais antigo indicador do mercado brasileiro. Ele reflete em tempo real o volume das ações negociadas na Bolsa de Valores. No início, o Ibovespa media empresas de commodities e de indústrias, como siderúrgicas e metalúrgicas.
O Ibovespa está diretamente ligado à lei de oferta e da procura dos investidores pelas ações ofertadas na B3. Quanto maior o interesse dos compradores, maior também será o preço dos papéis negociados. O inverso também se dá e derruba o valor do indicador.
O cálculo do índice foi criado, com o objetivo de criar uma carteira que tivesse um valor de mercado de 100 cruzeiros novos, e o Ibovespa iniciaria valendo 100 pontos. Hoje, cada ponto equivale a R$1.
O Índice Bovespa causa impacto direto na vida dos brasileiros, já que o seu crescimento traz um aumento da confiança na economia, podendo gerar um estímulo aos investimentos das empresas.