O 13º salário, um dos benefícios mais aguardados por trabalhadores, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terá um valor reajustado em 2025.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que buscam um reforço financeiro antes da liberação oficial do 13º salário podem recorrer à antecipação do benefício.
O 13º salário do INSS é pago anualmente em duas parcelas, sendo a primeira tradicionalmente liberada até agosto e a segunda até novembro.
A antecipação do 13º salário funciona como um empréstimo. O beneficiário solicita o adiantamento ao banco onde recebe seu benefício e a instituição financeira calcula o valor, descontado juros e taxas.
Por se tratar de um empréstimo, a transação inclui a cobrança de juros, que podem variar conforme a instituição financeira. Dessa forma, é fundamental que o segurado compare as taxas de diferentes bancos antes de contratar o serviço.
A resposta para essa pergunta é: depende. Apesar da facilidade, a antecipação do 13º salário deve ser usada com cautela. Como qualquer tipo de crédito, essa modalidade pode comprometer a renda futura do aposentado.