Um novo projeto em discussão no Congresso Nacional está movimentando a população idosa brasileira. A proposta prevê que cidadãos com mais de 60 anos possam adquirir veículos novos com isenção de impostos como o IPI e o ICMS.
A ideia é conceder ao público idoso um benefício semelhante ao que já é oferecido às pessoas com deficiência (PcDs), que atualmente contam com descontos na compra de automóveis.
Apesar de ainda não haver um benefício fiscal específico vinculado apenas à idade, há caminhos que permitem que alguns idosos tenham isenções tributárias. Isso ocorre nos casos em que há alguma condição de saúde que os enquadre nas regras estabelecidas.
Além disso, algumas marcas e concessionárias têm lançado campanhas voltadas a clientes da terceira idade, com condições diferenciadas de pagamento e bônus na troca de veículo usado, como forma de atrair esse segmento do mercado.
O Projeto de Lei 2937/20, ainda em fase de análise, vem sendo recebida com entusiasmo por quem sonha com mais independência na mobilidade.
Caso aprovada, a medida pode representar um avanço importante na inclusão e na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros da terceira idade.