Nos últimos meses, tem circulado nas redes sociais que ímãs nas portas de geladeiras estariam contribuindo para um aumento no consumo de energia desses aparelhos.
Os objetos na porta da geladeira são itens comuns em casas ao redor do mundo, seja como lembranças de viagens ou para deixar recados e anotações.
No entanto, a ideia de que esses pequenos objetos podem interferir no consumo de energia tem sido desmentida por especialistas e grandes marcas do setor.
Uma empresa alemã de equipamentos afirmou que a presença de objetos metálicos na superfície externa da geladeira não afeta de forma significativa o consumo elétrico do equipamento.
Apesar do peso excessivo e de causar desgaste nas dobradiças com o tempo, isso não interfere no funcionamento do motor ou no uso de energia.
Embora os ímãs não representem um problema, existem hábitos que podem, de fato, influenciar a eficiência energética do aparelho.
Evite abrir a porta com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo; Ajuste a temperatura de forma adequada; Organize o interior da geladeira; Mantenha as borrachas de vedação em bom estado; Espere os alimentos esfriarem antes de armazená-los; e realize o descongelamento regularmente.