Imóveis: vale à pena quitar financiamento antes do prazo?
Comprar a casa própria é um dos grandes sonhos do brasileiro. Livrar-se do aluguel, das negociações anuais e garantir um pouco de estabilidade são alguns dos principais motivos.
Para muita gente que adquire seu primeiro imóvel a saída é fazer um financiamento, com ou sem entrada, com juros e prazos calculados de acordo com as possibilidades do comprador.
Eis que lá no meio do financiamento você melhora de vida e recebe um aumento. O dinheiro que começou a sobrar todo mês vem a calhar e aí você se pergunta: será que vale quitar o financiamento imobiliário antes do prazo?
A resposta, obviamente, é: depende. Normalmente, quanto mais longo o contrato de crédito, mais altos são os juros e a dívida final. Com isso, invariavelmente, se você adiantar as parcelas, pode diminuir o valor final devido.
Chamamos essa redução da dívida de amortização. Mas essa operação só valerá a pena se os novos juros cobrados forem mais baixos do que o que você ganharia caso investisse esse dinheiro.
Ou seja, se você ganhar mais dinheiro investindo esse dinheiro do que quitando o financiamento, considere permanecer por mais um tempo com essa dívida.