O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 termina no dia 31 de maio. Neste período, os contribuintes devem fornecer informações à Receita Federal referentes aos ganhos obtidos no ano passado.
Os trabalhadores em regime de Microempreendedor Individual (MEI) também estão entre os cidadãos obrigados a declarar o imposto, desde que se enquadrem nos requisitos da Receita.
No entanto, esses trabalhadores possuem descontos diferenciados a partir do setor em que o empreendedor trabalha. Assim, a taxa de isenção dos rendimentos totais varia de acordo com as atividades do MEI.
Confira as alíquotas de desconto previstas: 8% para comércio, indústria, transporte de cargas e MEI Caminhoneiro; 16% para empresas de transporte de passageiros; 32% para serviços em geral.
Ou seja, um MEI prestador de serviços gerais que tenha recebido R$ 100 mil no ano, por exemplo, pode abater do montante o equivalente a R$ 32 mil, como rendimento não tributável. Basta multiplicar a quantia total pela porcentagem descontada (100 X 0,32 = 32).