A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (12) o calendário e regras para o Imposto de Renda 2025. Neste ano, os contribuintes terão do dia 17 de março até 30 de maio para enviar suas declarações.
O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo governo sobre os ganhos e rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. Aqueles que precisam declarar o imposto, mas não enviam as informações, estão sujeitos a sofrer alguns riscos. Confira 3:
Se você atrasar a entrega da declaração, pode pagar uma multa 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Caso você não envie a declaração e nem pague a multa, seu CPF pode ficar irregular ao ficar cadastrado no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).
Em último caso, quem não entrega a declaração, pode cair na malha fina da Receita Federal e ter todas as movimentações financeiras investigadas. Se houver inconsistências, a pessoa pode ser acusada de sonegação fiscal e ser presa.