Imposto de Renda 2025: 7 investimentos que são isentos

O período para declarar o Imposto de Renda já começou e vai até o dia 30 de maio. Investidores que realizaram operações de alienação em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40 mil em 2024.

Além disso, também deve declarar quem tenha feito vendas de ações em operações comuns na Bolsa de Valores com apuração de ganho líquido, cuja soma total das vendas em algum mês de 2024 tenha sido acima de R$ 20 mil.

Quem realizou qualquer venda na Bolsa de Valores com apuração de ganho líquido em operações day trade ou teve rendimentos no exterior de aplicações financeiras, de lucros e dividendos em 2024 também é obrigado a declarar.

Existem alguns investimentos, entretanto, que são isentos do Imposto de Renda. Confira 7 tipos:

Poupança, Letras de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio, Debêntures incentivadas, Certificados de Recebíveis Imobiliários, Certificados de Recebíveis do Agronegócio e rendimentos de Fundos imobiliários

Vale ressaltar que a isenção dos fundos imobiliários possuem alguns limites para os rendimentos obtidos. No entanto, o ganho de capital com a alienação da participação do contribuinte tem incidência de IR.